Casa moderna em aço aparente 320m²
CASAS•MANAUS, BRASIL
Arquitetos: Roberto Moita Arquitetos
Área : 320 m²
Ano : 2019
Fotografias :Maíra Acayaba, Roberto Moita
Fabricantes : Knauf, Alcoa, Amazon Aço, Atlas Concorde, Brastemp, Deca, Gerdau, Guardian, Isover, Mobiliário, Portela Woods, Portobello, Suvinil
Autoria Do Projeto : Arquiteto Roberto Moita
Colaboração : Arquiteto Kauê Schreiner
Projeto Executivo : Arquiteto Kauê Schreiner
Cálculo Estrutural : Engo. Marcus Mesquita
Instalações : Engo. Marcus Mesquita
Bim Design : Engo. Marcus Mesquita
Construção : Greco Engenharia
Cidade : Manaus
País : Brasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa Casa se desenvolve a partir de nossas experiências e pesquisas em busca de uma contemporaneidade brasileira e amazônica na Arquitetura e na Construção.
O programa estabelecia o desafio de criar um ambiente acolhedor para uma residência de fim de semana de uma jovem família com um orçamento exíguo.
A estratégia do projeto foi desenvolvida de forma a reduzir os diferentes impactos da edificação no ambiente, desde o partido arquitetônico até o sistema construtivo adotado, as técnicas, a programação e sistema de montagem no canteiro.
A implantação em bloco único e compacto na porção sul do lote preserva o delicado bosque existente, avançando com o pátio elevado da piscina na direção norte.
O terreno de solo arenoso, arborizado e de baixa declividade sugeriu a organização do programa em três níveis, sendo um destinado ao lazer nivelado com o passeio publico, um acima para a area intima e outro abaixo para hospedes.
Os ambientes de lazer e íntimos foram dispostos voltados para o bosque e para a ventilação dominante na direção nordeste, integrando-os num espaço comunal parcialmente coberto que usufrui do bosque e do caminho da lua e do sol.
Uma grande cobertura de chapas metálicas térmicas tipo sanduíche com largos beirais faz a necessária proteção da chuva e do sol da Amazônia. O chão de folhas da floresta preservada faz às vezes de uma forração de baixa manutenção e de alta permeabilidade além de servir de nutrição natural para as árvores.
A estratégia construtiva combina o uso do aço, da madeira e do concreto. Um par de treliças-pavimento composta de perfis laminados de aço suporta o prisma elevado dos dormitórios num vão de 14 metros promovendo uma grande continuidade dos espaços internos e externos no nível de lazer e conferindo flexibilidade de usos e layouts dos ambientes.
As escadas e banheiros são contidos numa caixa de alvenaria armada de blocos de concreto que faz o apoio da estrutura metálica de um dos lados, do outro um par de pilares de concreto. De madeira são os painéis de fechamento do prisma elevado, o piso do nível intimo, os decks e forro do nível de lazer.
Nos interessa em particular essa poética de reunir tecnologias tradicionais e industriais estabelecendo uma afinidade tectônica, construtiva e tátil, formando um mosaico que traduz o espírito de Manaus, uma Cidade ao mesmo tempo industrial e florestal.
Casa moderna em aço aparente 321m²
CASAS•KEBAYORAN LAMA, INDONÉSIA
Arquitetos: Budi Pradono Architects; Budi Pradono Architects
Área : 321 m²
Ano : 2015
Fotografias :Fernando Gomulya
Maquete : Zuardin Akbar, Andreas Cornelius Marbun, Rofianisa Nurdin
Construtora : Megasarana (fase 1), Arikarya Dwiputra (fase 2)
Engenharia Estrutural : Krisdiyanto Structure Engineers & Associates
Consultoria Engenharia : Imansyah & Partners Mechanical Electrical Engineers
Desenho De Interiores : Budi Pradono and alumni of Bandung Institute of Technology
Iluminação : Budi Pradono
Análise Topográfica : Mercu Buana Laboratory
Cliente : CG
Área Do Terreno : 160 m²
Área Construída : 152.69 m²
Arquiteto Responsável : Budi Pradono
Arquitetos Assistentes : Stephanie Monieca, Ayu Diah Shanti
Equipe De Trabalho : Andreas Cornelius Marbun, Rovinida Fitriana, Atika Nur Fitriana, Elbert Cahyadi, Bernadheta Sandy Viansari
Cidade : Kebayoran Lama
País : Indonésia
Pode a arquitetura ser uma antítese do seu bairro?
Pode a arquitetura desarmar um estabelecimento físico, para logo voltar a questionar a essência do viver?
Esta pequena casa se encontra em um terreno de 8mts x 20mts, no bairro de Pondok Indah. Apesar de ser parte de uma comunidade isolada, este edifício se localiza no limite de um pequeno rio, com assentamentos indígenas urbanos logo ao lado. Pondok Indah, no sul de Jacarta, é uma comunidade residencial fechada que foi construída com êxito nos anos 80. Desde então, Pondok Indah carrega um status simbólico. Alguns dos membros do parlamento de maior êxito em Jacarta, assim como algumas celebridades que vem de outras regiões sentem necessidade em ter uma casa nesta área. Estes símbolos de êxito, além da sua localização, em geral mostram-se por sua linguagem arquitetônica. Por exemplo, alguns pilares estruturais similares aos que existem na Itália ou na França, que carregam uma aparência artificial. Estes pilares mostram êxito. Para responder a este projeto, começo questionar se o cliente realmente necessita destes símbolos e vice-e-versa. Ao fim, opta-se por destruir esta situação através da própria desconstrução do discurso comum, inclinando toda a casa para transforma-la em algo que quase cai.
É uma antítese extrema. Entrega-se aos arquitetos um critério para observar o entorno e reagir com esta proposta. Esta casa também encontra-se vizinha do lar do músico indonésio, Ahmad Dhani. Sua casa está pintada de cor negra enquanto nossa proposta é completamente branca. Esta coincidência involuntária reforça a RumahMiring (Casa Inclinada) como uma arquitetura que questiona seus vizinhos. A arquitetura como um dispositivo de crítica do seu entorno.
Na função das habitações da casa utiliza-se uma nova sequencia na qual se coloca a área pública no primeiro nível, que consiste em uma despensa, área de estúdio e uma piscina. O segundo pavimento está pensado para habitações mais privadas, tais como o dormitório principal, armário e banheiro. A área do banheiro, de 16 m2, atua como uma resposta a tendência atual de estilo de vida urbano, no qual, normalmente se passa mais tempo no banheiro, onde os usuários são capazes de ter tranquilidade em um ambiente contemplativo, assim como um lugar de descanso para o uso de celulares, de leitura de jornais, etc.
O nível superior é utilizado para uma sala e um dormitório para visitas. No corte do edifício podemos ver e definir que as áreas privadas se posicionam no meio, como um sanduíche entre as áreas mais públicas.
Todo o edifício está baseado na estrutura de aço como representante de uma envolvente moderna. A estrutura quadrada foi posicionada de forma inclinada, como um símbolo de instabilidade, a destruição de uma situação estabelecida.
Casa moderna em aço aparente 330m²
CASAS•LÈGE-CAP-FERRET, FRANÇA
Arquitetos: Atelier du Pont
Área : 330 m²
Ano : 2017
Fotografias :Takuji Shimmura, Philippe Garcia
Paisagismo : Arnaud Gallou – Ferret Vert
Construtora : BMC
Cidade : Lège-Cap-Ferret
País : França
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno que se inclina suavemente para o mar é típica de Cap Ferret: um pequeno bosque de morangos, mandioca e pinheiros. O desafio era desenhar um projeto que existisse em harmonia com sua paisagem circundante e que tivesse um impacto limitado na vegetação existente.
A casa tem como referência as cabanas florestais. Suas múltiplas aberturas servem para acentuar sua relação com a natureza. Esta implantação permitiu preservar um máximo de árvores existentes, pois a fachada utiliza principalmente madeira que imita o bosque que a rodeia.
A construção se integra com a topografia do terreno. Os espaços foram desenhados para uma pessoa grande, neles é possível gozar de áreas de reunião se beneficiando de intimidade e calma.
As "cabanas" estão conectadas entre si por uma série de terraços. Existe uma grande escada interna de linhas curvas em contraponto com as aberturas triangulares e outras linhas diagonais que marcam as vistas da natureza circundante.
Casa moderna em aço aparente 344m²
CASAS•NORTH BONDI, AUSTRÁLIA
Arquitetos: CplusC Architectural Workshop
Área : 344 m²
Ano : 2016
Fotografias :Murray Fredericks , Clinton Cole, Michael Lassman , Ryan Ng, Jem Cresswell
Fabricantes : Access Concrete, Aquaplex, Arpa Fenix , Bondi Kitchens, Breezway, Caesarstone, Cemintel, Dulux, Escenium HAUS, Ezarri, Formply, Galloway Engineering, Harmony Marble, James Hardie Australia, Kellyville, Kobe Board, LA2 concrete, Lysaght, OX Engineering Group, Polytec, +9
Arquitetos Responsáveis : Clinton Cole, Ryan Ng
Interiores : Jason Sullivan
Paisagismo : Junglefy
Consultoria Luminotécnica : Electrolight
Consultoria Sonora : Alder Technology Consulting
Engenharia Estrutural : SDA Structures
Cidade : North Bondi
País : Austrália