top of page
Varanda

Vários projetos para te ajudar 

Posso te ajudar? 

Pesquisa aqui: 

-Nome de condomínio

-Tipo de casa

-Tipo de projeto

-E o que mais você desejar

Projetos de casas modernas terreas de ate 400m


 

Projeto casa moderna térrea: 303m² aço aparente e breeze


CASAS•ASIA, PERU

Arquitetos: Jorge Marsino Prado; Jorge Marsino Prado

Área : 303 m²

Ano : 2014

Fotografias :Juan Solano Ojasi

Fabricantes : Masisa

Colaboradores : Renzo Marsino Moreno, Taller 33

Construtora : Taller 33

Engenheiro Calculista : Jorge Avendaño

Texto : Jorge Marsino Prado

Cidade : Asia

País : Peru

Planta casa moderna térrea: 303m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de segunda residência destinada fundamentalmente ao lazer e socialização em um dos condomínio da praia ao sul de Lima é uma oportunidade de reinventar um protótipo histórico: a Maison Domino de Le Corbusier.


As normas de edificação para o pequeno lote semi-isolado de 15x8 inserido num oásis tropical, permitiam a construção de uma residência térrea e cobertura habitável para assegurar os prazeres essenciais: sol, espaço, vegetação e as vistas sobre a paisagem desértica entre a Ilha de Asia e as estribações costeiras dos Andes.


O uso recreativo da residência propõe a estratificação programática do projeto: externo durante o verão e íntimo durante o inverno. Desta maneira, a proporção dos recintos públicos são distribuídos hierarquicamente em dois modos: o expandido que abrange o terraço na cobertura, e o compacto, que possui seu módulo mínimo no nível intermediário do primeiro nível.


A localização do lote, distante da praia e rodeado por um pequeno bosque, outorga certa privacidade natural a seus usuários, o que permitiu projetar seus fechamentos com transparências, concordante com o caráter aberto de seus proprietários e a necessidade de contar com um sistema passivo de manejo térmico que funciona através do controle de isolamento e ventilação da massa de concreto.


A expressão racionalista que transmite a ordem da estrutura modular de colunas e vigas de ferro e as lajes de concreto, assim como os elementos secundários de vedação, são equilibrados com a expressão orgânica da escada helicoidal. Elemento de circulação vertical que cobra protagonismo por contraste, como um objeto de reação poética de ressonância marina. Um contraponto entre o ortogonal e o sinuoso.

 

Projeto casa moderna térrea: 305m² aço parente , vidros e pedras na fachada


CASAS•MARIANO ROQUE ALONSO, PARAGUAI

Arquitetos: Meraki Arquitectura + Diseño

Área : 305 m²

Ano : 2020

Fotografias :Leonardo Méndez

Fabricantes : AutoDesk, Castillo Empresarial, Deca, Dell Anno, Docol, FV, Javier Gimenez, Mekal, PAMESA CERAMICA, Portobello, Trimble Navigation

Arquitetos Responsáveis : Violeta Perez, Daniel Diaz Esquivel

Equipe De Projeto : Amado Franco, Matias Barrios, Eloisa Barriocanal

Cidade : Mariano Roque Alonso

País : Paraguai

Planta casa moderna térrea: 305m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno com vegetação exuberante e um clima seco e arenoso, esta residência busca um balanço entre a privacidade e a relação com o exterior. Desde o primeiro momento, entendendo o entorno e os requerimentos do cliente, foram utilizados materiais resistentes e de fácil manutenção.


Os ambientes externos e intermediários, como a área da piscina e a área da churrasqueira, são protagonistas e articulam os espaços privados e sociais, abrindo-se para eles, mesmo nos casos em que os limites são difusos. O bloco social relacionado à rua se comunica com o bloco íntimo por meio de uma passarela em rampa que acompanha a encosta natural, assim como os terraços da piscina e da lareira.


As paredes de pedra cumprem diversas funções, como estrutura de apoio, fechamento e acabamentos da casa. Sobre elas se apoia a cobertura, o qual foi concebida para permitir fluidez sem apoios e a reutilização de vigas. Estas vigas, com os demais detalhes em madeira, buscam aquecer esteticamente o interior da casa.


Se projetou uma casa simples em materiais, mas generosa em espaço e luz, com detalhes que celebram a paisagem natural da região.

 

Projeto casa moderna térrea: 305m² aço parente e concreto á vista


CASAS•UBERLÂNDIA, BRASIL

Arquitetos: Aguirre Arquitetura

Área : 305 m²

Ano : 2021

Fotografias :Leonardo Finotti

Fabricantes : Indusparquet, AutoDesk, Bomtempo, Casa Decor, Dpot Objetos, Louis Kazan, Marmomax Uberlândia, Morani Decor, Móveis Brasil Central, Móveis Resende, Pátio Brasil, Tec Line Esquadrias, Topseal, Tresuno, Trimble Navigation, iluminar, Ícaro Design

Arquitetos Responsáveis : Aguirre Arquitetura

Equipe De Projeto : Alexandre Aguirre, Karolina Ribeiro, Michell Damascena

Decoração : Alexandre Aguirre, Aline Henriques, Karolina Ribeiro

Paisagismo : Daniel Nunes

Cidade : Uberlândia

País : Brasil

Planta casa moderna térrea: 305m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Uberlândia-MG, a casa AK busca, através da sua arquitetura, a integração dos espaços de convivência permitindo com que a casa possa se adaptar às necessidades de seus usuários. O programa se distribui em um único pavimento de forma linear ao longo do terreno e a setorização bem definida permite que a área social desempenhe um papel estruturador do projeto.


O minimalismo é um elemento forte para o conceito do projeto, através de planos monolíticos, o uso de poucos materiais e linhas horizontais bem definidas que ampliam a visão da casa. A relação com o verde é outro ponto importante para a concepção do projeto, onde o espaço de convívio se abre para os jardins laterais integrando o paisagismo ao ambiente e permitindo uma maior circulação de ar.


O espaço íntimo também se abre para os jardins para a contemplação do paisagismo através de um sistema de portas e brise articulado que protege o ambiente da insolação e traz maior privacidade para os quartos. As espécies tropicais escolhidas para o paisagismo filtram a insolação dos ambientes e agrega para melhorar o microclima.


A harmonia entre os materiais presentes na arquitetura favorece a identidade do projeto. O uso do concreto e metal se junta à madeira e ao paisagismo para criar espaços confortáveis e acolhedores.

 

Projeto casa moderna térrea: 320m² aço aparente para vistas


CASAS•EL RETIRO, COLÔMBIA

Arquitetos: Obranegra Arquitectos; Obranegra Arquitectos

Área : 320 m²

Ano : 2013

Fotografias :Nicolás Mántaras, Alejandro Ochoa, Carlos Pardo

Fabricantes : Argos, El Cedro Rojo, Fiberglass Colombia, Montajes del Acero, Muma

Coordinadores De Proyecto : Carlos A. Holguín Suescún, Carolina Vélez Duque

Colaboradores : Alejandro Ochoa Gómez, Juan Camilo Llano

Maquetas : María Posada Martínez

Constructor : Juan Pablo Cardona

Residente De Obra : Adriana Tamayo G.

Diseño Arquitectónico : Carlos Pardo Botero,nMauricio Zuloaga Latorre, Nicolás Vélez Jaramillo

Cidade : El Retiro

País : Colômbia

Planta casa moderna térrea: 320m²



Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência El Carajo está localizada no parque ecológico Los Salados, às margens da represa La Fe, 30 quilômetros a sudeste de Medellín. Seus conceitos principais estão no diálogo respeitoso que a obra estabelece com o entorno, propiciando múltiplas relações com a paisagem e na transformação de elementos da arquitetura tradicional em componentes que condizem com as exigências da vida contemporânea.


Fazer parte da paisagem


As características particulares do local, sejam elas geográficas, paisagísticas ou ambientais, foram determinantes na configuração volumétrica, localização e organização espacial da residência.


A fachada norte (convexa) é composta por muros de concreto perfurados por aberturas profundas que emolduram a paisagem próxima e acompanham a circulação principal. No centro da fachada sobressai um volume negro (Zaguán) que serve como acesso e ajuda a organizar o percurso no interior. Nas fachadas laterais, pequenas aberturas permitem estabelecer uma relação mais íntima com a vegetação. A fachada sul, mais transparente e aberta a paisagem, apresenta uma leve concavidade com a intenção de dialogar com a forma orgânica da represa. Ao inclinar a cobertura em direção a represa e separá-la da fachada, cria-se um espaço intermediário sob o beiral, um limite que reduz a tensão entre interior e exterior.


A residência configura-se, portanto, em um simples volume horizontal que pousa de maneira leve sobre o terreno natural, a fim de converter-se em um elemento a mais na paisagem.


Celebrar a tradição


A configuração longitudinal da residência, voltada para a paisagem através de um amplo corredor, faz referência às tipologias tradicionais da arquitetura dos andes colombianos, de longe a construção é percebida como uma casa comum, mas ao aproximar-se os detalhes particulares se tornam visíveis respondendo aos requerimentos do habitar contemporâneo e os desejos específicos dos seus habitantes.


Tanto os proprietários quanto os arquitetos concordaram em desenvolver uma casa de campo afastada dos padrões de uma moradia urbana, criando um espaço acolhedor e confortável para descansar. Foi assim que se decidiu construir a residência com materiais naturais: nobres e táteis, que mostram sua idade com o tempo, como o concreto composto pela areia local, madeiras sem polir e pedras da região que ao entrar em contato com a luz são capazes de produzir uma atmosfera acolhedora e uma sensação de naturalidade no espaço.


Bioclimática


Ao localizar-se sobre os Andes a uma altura aproximada de 2.100m, a temperatura oscila entre os 12°C na madrugada e supera os 22°C durante a tarde. Esta condição nos levou a propor soluções passivas de ventilação e iluminação, evitando o uso de tecnologias adicionais que demandam consumos energéticos desnecessários e resultam mais caras.


A cobertura inclina-se para o leste com a intenção de captar energia solar e aquecer a residência pela manhã. No sentido contrário da inclinação, a altura da cobertura facilita a circulação do ar, mantendo durante todo o dia uma temperatura constante no interior. Os amplos beirais ajudam a proteger as fachadas das fortes chuvas e da insolação. Além disso, possibilitam a criação de aberturas de correr na parte superior do volume de concreto, permitindo a entrada controlada de luz, conferindo aos espaços interiores uma sensação de naturalidade.

 

Projeto casa moderna térrea: 330m² estilo europeu


CASAS•CANELA, BRASIL

Arquitetos: sauermartins

Área : 330 m²

Ano : 2018

Fotografias :Federico Cairoli, Cássio Sauer

Arquitetos Responsáveis : Cássio Sauer, Elisa Martins

Colaboradores : Lucas Schneider Zimmer, Ignacio de La Vega, Eliza Hauschild, Paula Motta, Javier Guardiola, Carolina Mottin, Mariana Fagián, Barbara Perin Remussi, Luísa Cassol Pasqualotto, Júlia Scopel Fraga

Estrutura : Filipa Abreu

Consultores : José Luiz Canal

Projeto Participante : Mostra Y.A.L.A. YOUNG ARCHITECTS IN LATIN AMERICA 16. mostra internazionale di Architettura LA BIENNALE DI VENEZIA . 2018 / Selecionada entre os 20 projetos que representam o Brasil no panorama de obras da Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo . 2019

Cidade : Canela

País : Brasil

Planta casa moderna térrea: 330m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste lugar, a paisagem se transforma do contrastante azul do céu e verde da vegetação aos dias cinzas de frio e neblina típicos da região com um dos invernos mais rigorosos do Brasil.


A casa é envolvida por um jardim que permeia o projeto e vincula o construído ao seu entorno natural. Por meio da configuração de casa pátio, o projeto volta os espaços da residência para um jardim interior, que enquadra e direciona as vistas para as árvores preservadas do entorno, ao mesmo tempo em que assegura privacidade aos espaços internos.


O programa atende aos requisitos do casal de proprietários: uma casa urbana e térrea com uma ampla garagem para abrigar sua singela coleção de carros antigos.


Conformando um único volume, a planta quadrada é dividida em três setores. Os dois setores opostos, de mesma área, acomodam de um lado a garagem e do outro, a casa, e estão articulados pelas áreas de serviço e pelo espaço de churrasqueira que se conecta à área externa central.


Desde o exterior, a casa se apresenta como um bloco fechado e austero e, a partir do pátio interno, se transforma em planos transparentes e permeáveis, com amplas janelas que integram casa e jardim. O pátio se traduz em um espaço introspectivo e contemplativo que relaciona os diferentes setores do programa. A abertura linear na fachada da garagem possibilita o enquadramento dos carros estacionados, integrando-os à área da residência.


A organização das funções domésticas busca, ao mesmo tempo, a continuidade e fluidez dos percursos e a qualidade dos espaços internos, em especial no que se refere à abundante iluminação natural e à ampla conexão com o exterior. Cada ambiente mantém uma relação única com os demais cômodos e com as vistas de suas janelas. Uma série de portas de correr organizam e delimitam as áreas sociais e privadas, conformando um amplo espaço íntimo para o cotidiano do casal.


O orçamento restrito foi um fator determinante na definição dos materiais e tecnologias utilizadas na construção, com vistas a sua viabilidade e reduzida manutenção. O projeto combina estrutura de concreto para a base [fundações, lajes e móveis fixos] com estrutura metálica para as colunas e vigas da superestrutura. As paredes externas e a cobertura recebem o mesmo revestimento em painel metálico, que, em conjunto com a fachada principal em madeira, conformam o volume monolítico.


As superfícies combinam revestimentos de madeira, vidro e metal como reflexo da composição tanto industrial como artesanal do processo de construção.


A aparência escura dos materiais externos remete à técnica local tradicionalmente empregada no tratamento de casas de madeira. O projeto resulta, assim, em uma arquitetura simples, capaz de se integrar à paisagem.

 

Projeto casa moderna térrea: 387m² aço e vidro aparente


CASAS•VILLARRICA, CHILE

Arquitetos: Planmaestro; Planmaestro

Área : 387 m²

Ano : 2014

Fotografias :Mathias Jacob

Fabricantes : Cosentino, Hansgrohe, Atika, Casablanca, Northway, Pierinelli, VEKA, Wasser

Engenharia Estrutural : Ruiz Saavedra Ingenieros

Construção : Constructora Harald Keutmann

Design De Iluminação : Paulina Sir

Paisagismo : Emilce Trachsel

Arquitetos Encarregados : Mathias Jacob, Alejandro Galarce, Andrea Jacob

Cidade : Villarrica

País : Chile

Planta casa moderna térrea: 387m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na costa norte do Lago Villarrica, no sul do Chile. O terreno de 8.000 m² tem um declive suave para o lago e, além disso, é coberto com mata nativa. Muitas dessas árvores são muito grandes e têm grande valor natural.


Os programas requisitados foram dormitórios para a família do cliente e para os hóspedes, áreas comuns de todo o grupo e serviços. O cliente deu prioridade para a conservação da floresta e as árvores de grande porte em relação a outros atributos do local, como as vistas para o lago e vulcão Villarrica. Assim, a superfície de apoio da casa se adapta à posição das árvores, evitando o corte de quaisquer espécies importantes. Esta operação também permite que todo o espaço interior de estar esteja em contato com o ambiente da floresta.


A estratégia foi a de agrupar os ambientes em seções ou "asas". Desta forma, cada asa pode ser deslocada e rotacionada de forma independente para evitar as árvores.


Foram propostas quatro asas, cada uma com vista e acesso a lugares diferentes. Os dormitórios familiares possuem vista para o lago e têm acesso a um pequeno gramado plano entre a casa e a praia. A asa dos quartos de hóspedes olham para a floresta e colina na parte norte do local. Esta asa pode ser aberta ou fechada e é aquecida de forma independente a partir do resto da casa. A asa de áreas comuns é um grande espaço transparente, com vista para o lago e floresta, e que se abre para um deck exterior. Contém a cozinha, sala de jantar, sala de estar e TV.


A asa dos serviços é cercada pela floresta e acomoda lavandaria, despensa e quartos de serviço. As quatro asas estão dispostas formando um X. O volume que conecta todas as asas funciona como hall de entrada e distribuição. Entre ambas as asas dos dormitórios forma-se um pátio. Ambos os corredores olham para este jardim, que contém uma grande árvore Arrayan. Da mesma forma, entre as áreas comuns e a ala de serviço, um pátio com acesso a partir da cozinha e sala de jantar acomoda uma churrasqueira.


Algumas das árvores mais altas do local formam uma linha entre a casa e a praia. Assim, as principais salas são propostas com vista frontal para o lago, mas olhando por dentro dos troncos dessas árvores, cortando apenas algumas espécies arbustivas, abrindo a vista sob a folhagem.


Cercados por árvores de grande porte e com os pontos de vista de interesse para o sul, não há muita luz natural disponível para os espaços interiores. Com a intenção de ter salas interiores iluminadas, uma grande parte da fachada sul foi coberta com janelas que recebem a luz indireta a partir do sul e abrem a vista para o lago. Além disso, as coberturas são colocadas em diferentes níveis, formando uma janela superior que permite que a luz direta do norte entre em todos os ambientes.


Finalmente, todas as paredes interiores são cobertas com tábuas de madeira de cor clara, o que contribui para a luminosidade interna. Por outro lado, o revestimento exterior é escuro, integrando a construção no ambiente escuro da floresta.

 

Projeto casa moderna térrea: 389m² aço e vidro aparente e telhado flutuante


CASAS•RIO DE JANEIRO, BRASIL

Arquitetos: Andrade Morettin Arquitetos Associados

Área : 389 m²

Ano : 2018

Fotografias :Maíra Acayaba

Fabricantes : Deca, Alwitra, AutoDesk, Brastemp, Dimlux, Foscarini, Lumini, Mekal, O/M, Samsung, Tecnosystem, Tramontina, Trimble Navigation, reka iluminacao

Arquiteta Responsável : Adriane De Luca

Equipe De Projeto : Bruno Gondo, Carlos Eduardo Miller, Fernanda Mangini, Gabriel Sepe, Guido Otero, Raphael Souza

Estrutura : Eleve Construções Metálicas

Instalações : Zamaro Engenahria

Climatização : Greenwatt Consultores de Energia

Luminotécnica : Lux Projetos

Paisagismo : Isabel Duprat

Gerenciamento : Canal & Musse / Construtora São Bento

Cidade : Rio de Janeiro

País : Brasil

Planta casa moderna térrea: 389m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa para hóspedes situa-se em uma charmosa propriedade inserida em meio à Mata Atlântica, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A presença desta mata exuberante e belas visuais determinam a atmosfera do lugar.


Uma construção preexistente, executada em pedra e alvenaria, foi parcialmente demolida para acomodar um volume leve, em forma de pavilhão que se insere sobre os elementos de pedra remanescentes. Essa estratégia, além de revelar-se racional por tirar proveito de grande parte do esforço realizado ali anteriormente, manifesta o desejo de preservação do patrimônio natural e construído.


O novo pavilhão é concebido como um volume único que busca integrar as diversas atividades a acomodar. Sua circulação interna, periférica, permite que os ambientes se agrupem livremente em seu interior, ao mesmo tempo em que propicia o desfrute contínuo das vistas.


Sua cobertura é concebida como uma pérgula, elevada do volume, proporcionando sombra contínua, tanto sobre a nova construção, quanto sobre as áreas de estar ao ar livre. Este descolamento constitui a principal estratégia para o condicionamento climático do pavilhão, permitindo que a franca passagem da brisa entre os elementos construtivos proporcione o resfriamento e a remoção da excessiva umidade.


Construído a partir de um esqueleto metálico, o pavilhão foi concebido como uma estrutura leve incorporando componentes pré-fabricados, como o piso e forro de madeira, pérgola de madeira, cobertura de manta impermeabilizante, esquadrias de alumínio, fechamentos externos de vidro e telas mosquiteiro, fechamentos internos de painéis de madeira e estantes da biblioteca de aço.

 

Projeto casa moderna térrea: 391m² aço e vidro aparente, muita luz


CASAS•GOIÁS, BRASIL

Arquitetos: Dayala + Rafael Arquitetura

Área : 391 m²

Ano : 2018

Fotografias :Leandro Moura Estúdio OnzeOnze

Fabricantes : Aluflex, Isoeste Kingspan

Estrutura Concreto / Fundação / Elétrico / Hidráulico : Sandro Aurélio dos Santos Batista

Estrutura Metálica : Rogério Santos Cardoso

Responsável Técnico : Pedro Augusto Magalhães

Construção : Magen Construtora

área Do Terreno : 1405.00 m2

Cidade : Goiás

País : Brasil

Planta casa moderna térrea: 391m²


“Que não me cortem uma única árvore”. Assim teve início a primeira reunião de projeto e definição do programa de necessidades.


Um terreno longínquo, tomado por Pequizeiros, Angicos, Maminha de Porca, Maria Preta, e inúmeras outras árvores nativas do cerrado, foi a base de implantação para a construção de uma casa térrea, com planta livre, com máxima integração entre o dentro e fora, e com um orçamento reduzido, pronta a receber uma jovem família contemporânea e sua conformação.


Um pavilhão em estrutura metálica independente 45x8,2, em módulos que, hora são quartos, hora são áreas comuns, tem como centro distribuidor uma sala de estar com grandes aberturas envidraçadas voltadas às fachadas frontal e posterior.


O partido possui assumida inspiração no programa “Case Study Houses” e a forma de pavilhão serviu como meio de implementação dos princípios de adequação da arquitetura (criação de sombreamento e ventilação cruzada) às condições climáticas severas do Centro Oeste brasileiro, extremamente quente e seca durante grande parte do ano, e com chuvas intensas em alguns meses.

 

Projeto casa moderna térrea: 411m² ideal para chácara chique


CASAS, DECORAÇÃO•GOIÂNIA, BRASIL

Arquitetos: Leo Romano

Área : 411 m²

Ano : 2021

Fotografias :Edgard Cesar

Fabricantes : Aldeia Materiais de Acabamento, CRJ Esquadrias

Arquiteto Responsável : Leo Romano

Construção : Florenzano engenharia

Estrutura Metálica : Florenzano engenharia

Cidade : Goiânia

País : Brasil

Planta casa moderna térrea: 411m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Florenzano está localizada no Jardins Munique, um condomínio horizontal na cidade de Goiânia, no centro do Brasil. O clima tropical e quente, foi determinante no partido adotado. Térrea, iluminada e bem ventilada, a casa é discreta em seu volume, definida por poucas linhas. Estabelece com o jardim um diálogo intenso. Os ambientes de estar se unem a varanda através de grandes esquadrias, que quando abertas, resultam em um ambiente único.


A estrutura metálica proporcionou vãos generosos além de definir a arquitetura através de seu perfil marcante na cor chocolate. A cobertura é resultante de uma dobra. Deste modo, a telha metálica é revelada somente no ângulo diagonal da casa. A subtração de parte da cobertura cria um "vazio"na volumetria, dando a impressão de que o jardim está dentro da casa.


O forro em madeira cria visuais geométricas marcantes, e juntamente com o concreto cinza e o metal chocolate imprimem atmosfera contemporânea para a residência.


Receba em seu e-mail: novos projetos, novidades sobre os melhores condomínios fechados e muito mais

Obrigado(a)!

bottom of page