top of page
Varanda

Vários projetos para te ajudar 

Posso te ajudar? 

Pesquisa aqui: 

-Nome de condomínio

-Tipo de casa

-Tipo de projeto

-E o que mais você desejar

Projetos de sobrados modernos de até 300m²


 

Projeto moderno de sobrado 250m² concreto aparente


CASAS•JACARTA OESTE, INDONÉSIA


Arquitetos: Realrich Architecture Workshop

Área : 250 m²

Ano : 2016

Fotografias :Eric Dinardi

Arquiteto Responsável : Realrich Sjarief

Equipe De Projeto : Septrio Effendi, Miftahuddin Nurdayat, Rio Triwardana, Tatyana Kusumo, Jovita Lisyani Halim, Tirta Budiman, Rifandi S. Nugroho, Hendrick Tanuwidjaja, Bambang Priyono, Hawandi Wijaya

Construtora Principal : Singgih Suryanto

Supervisores Responsáveis : Sudjatmiko e Singgih Suryanto

Gerente De Obra : Eddy Bachtiar

Engenheiro Estrutural : Edy Sinergi

Carpintaria : Syarifuddin Pudin

Engenheiro Mecânico E Elétrico : Bambang Priyono, Andi, Karim e Hamim

Líder Da Equipe Responsável Pelas Plantas E Representação : Miftahuddin Nurdayat ,Tatyana Kusumo

Equipe De Plantas E Representação : Fadiah Nurannisa, Teddie Gunawan Wijaya, Eunike Nathania, Sherika Permana, Laurencia Nathalia, RR Annisa Raras

Cidade : Jacarta Oeste

País : Indonésia



Planta de sobrado moderno: 250m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma esquina no bairro residencial de Villa Meruya, o projeto mostra seu lado introvertido através do muro limite contínuo e alto, um volume sólido sem uma brecha de permeabilidade visual. Para afastar-se da ruidosa cidade de Jacarta e construir seu próprio santuário, o projeto é sólido desde o exterior, mas aberto no interior.


O edifício consta de um dormitório principal, sala de estar, estúdio para trabalhar, uma biblioteca, um pátio aberto e uma cozinha. A entrada é feita de concreto, aço, vidro e lâmina de policarbonato. Os acessos públicos e privados são separados por um corredor ao ar livre. O acesso à residência e ao estúdio são separados pelo hall de 2x2 metros.


O dormitório encontra-se no primeiro pavimento, enquanto as outras atividades estão situadas no térreo. A circulação é interconectada para garantir o acesso fácil ao estúdio situado no pavimento inferior. A sala de estar e jantar, com uma superfície total de 35 metros quadrados, estão no térreo, enquanto as habitações familiares mais privativas estão no primeiro pavimento e limitadas pelo vazio das escadas que separa a área da família do estúdio.


O sol tropical leste-oeste é bloqueado através da colocação de uma parede sólida e do banheiro, enquanto a fachada está aberta para a orientação norte-sul. Uma forma composta por várias pirâmides também é introduzida para permitir a entrada de luz natural até a metade do edifício e a circulação de ar fresco através das pequenas aberturas entre vidro e concreto.


O sistema de construção utiliza irrigação automática para o escoamento de águas cinzas e pluviais. Isto significa que toda a água é recolhida em um depósito de retenção com 8m3 de capacidade e tanque de capacitação de 2,75x3m com 1,5m de profundidade, utilizado também pelo vizinho.


O estúdio possui 6 x 6m, uma forma quadrada e um pequeno vazio. O pequeno vazio apresenta uma claraboia cônica de concreto com várias aberturas pequenas para proporcionar luz e circulação de ar. A biblioteca denominada Omah, que abre nos finais de semana, possui o tamanho de 3,4m x 12,3m. Ela está localizada na área perimetral, semi-enterrada, considerando o acesso do público e as necessidades específicas para o armazenamento dos livros com temperatura constante, o mínimo possível de uso de ar-condicionado e sem entrada de luz natural. No coração da casa existe um pátio com um tanque de peixes com uma abertura circular no fundo de 3,5m de raio, em direção a sala de estar. Este projeto é um exemplo de arquitetura que modifica a forma e o programa com a circulação interconectada ao clima tropical de Jacarta, Indonésia.



 

Projeto moderno de sobrado 252m² com fachada ecológica


CASAS•HO CHI MINH CITY, VIETNÃ


Arquitetos: VTN Architects

Área : 252 m²

Ano : 2018

Fotografias :Hiroyuki Oki



Planta de sobrado moderno: 252m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma nova área residencial da cidade de Ho Chi Minh, com um parque no seu lado norte. É raro ter a oportunidade de obter um terreno nesta cidade que está junto a um espaço público verde. Portanto, focamos em desenhar uma casa que se convertesse em uma extensão do seu entorno ao integrar o verde do parque no espaço interior da moradia.


Criou-se um grande vazio ao cortar o volume nos três níveis, na direção diagonal. No térreo, o vazio serve como sala de estar, aberta ao parque, no pavimento superior como uma habitação familiar coberta da cor verde. A fachada que rodeia o vazio está coberta por plantas. As persianas proporcionam sombra no pavimento superior. O vazio incorpora elementos de circulação e elementos naturais como plantas e árvores, proporcionando às habitações privadas mais luz natural. Além disso, confere uma sensação de continuidade do parque aos três pavimentos da edificação. A residência tem como objetivo criar um entorno similar a um bosque, apesar de estar no interior.


Em contradição com os espaços comuns, os privados, como os dormitórios, são posicionados em volumes sólidos. Plantar árvores na abertura desde volumes bloqueia a luz solar direta, refrigera o vento e ilumina o espaço interior com verde.


O vazio que se abre diagonalmente produz um efeito chaminé, trazendo ventilação natural para a casa. Desta forma, minimiza-se o uso do ar-condicionado. Ao caminhar pelo espaço, o usuário sentirá que o vento se move desde a sala de estar até o pavimento superior da casa. A fachada verde alivia o intenso sol do clima tropical. O modelo converte-se em um precedente para a moradia em tais condições climáticas.


Esta casa é um dos últimos projetos de uma série de moradias chamada: "House for Trees" (Casa para árvores). A escassez de espaços verdes no Vietnã está causando problemas ambientais tais como inundações urbanas, superaquecimento e contaminação do ar. Apresentar uma solução a este problema é um desafio urgente que a arquitetura deve abordar. Os arquitetos de VTN integram a vegetação o máximo possível, inclusive em casa pequenas, criando áreas do parque na cidade e eventualmente fazem com que a "edificação verde" se estenda ao redor do mundo.



 

Projeto moderno de sobrado futurista 252m² aço aparente e bastante pedra


CASAS, CASAS•MÉRIDA, MÉXICO


Arquitetos: FDZ Esquivel / Arquitectura

Área : 252 m²

Ano : 2017

Fotografias :Leo Espinosa

Fabricantes : American Standard, BTicino, Helvex, Isamu Noguchi, Llano de la Torre, Magg, VALVO

Autores : Arq. M. en Psj. Jorge Antonio Fernández Esquivel

Design De Interiores : D.I. Ynnel Cuevas Montañes, D.I. Andrea Farias Burgunder

Construção : G. Barona | Obra fina

Colaboradores : Arq. A. Cristina Moreno De La Cruz, Arq. Omar Meza Ceballos, Arq. Isabel Coronado Rodríguez, Arq. Jorge E. Tejero Sauma, Arq. Mariana Herrera Estrada, D.P. Verónica Peraza Bentacourt.

Cidade : Mérida

País : México



Planta de sobrado moderno: 252m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia deste projeto nasce de criar uma barreira de proteção ambiental porque a frente é voltada para o oeste. Como resultado, propõe-se o desenho da fachada com pedras Tok, que é um representante material de nossa entidade, inspirado na cultura maia; estas moldam uma frente livre que permite que o volume principal do projeto desfrute de uma abertura com o manuseio de grandes áreas envidraçadas, funcionando como um isolante térmico que gera privacidade e se transforma em um elemento imponente que define o caráter do edifício.


O volume principal do projeto é moldado pelos locais de trabalho. Dentro de uma cena natural e aconchegante são formados diferentes planos, juntamente com a vegetação e uma escada dupla de concreto aparente e madeira, protegida pela grande frente de pedra como pano de fundo.


As sensações de luminosidade durante o dia, a frescura do cruzamento do ar em conjunto com os elementos naturais no seu interior, proporcionam um conforto ambiental onde os usuários realizam as suas atividades diárias.


Graças ao manejo da vegetação e da pedra da região que aparecem como protagonistas em todos os espaços, consegue-se um contraste harmônico entre o aço presente na estrutura, a madeira usada nos móveis e a transparência do cristal.



 

Projeto moderno de sobrado 260m² tijolinho aparente


CASAS•MANAUS, BRASIL


Arquitetos: Arena Arquitetura

Área : 260 m²

Ano : 2016

Fotografias :Joana França

Fabricantes : Albacete, Amazon Lajes, Amazon Temper, Amazon cabos, Arquitetura da Terra, AutoDesk, Blindex, Brasilit, Deca, Docol, Eletromar, Incepa, International Tintas, Jacuzzi, Konkrex, Lorenzetti, Midea Carrier, Prosonda Fundações, Reicon construtora, Roca, +7

Arquitetos Responsáveis : Muna Hussami Hauache

Arquiteto Assistente : Rouse Carmo

Engenharia : Silvan Borges de Oliveira - Engenheiro Civil (cálculo estrutural)

Paisagismo : Muna Hauache

Cidade : Manaus

País : Brasil



Planta de sobrado moderno: 260m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência situa-se num condomínio de casas em Manaus na área do Tarumã, onde há mata nativa, nascentes de igarapés e muitos animais silvestres. O lote detém um fragmento da exuberante Floresta Amazônica em plena área urbana e fica a 25km do aeroporto internacional. Há um desnível entre a frente e os fundos de 1,40m em declive para o fundo do lote.


Era prioritário ao projeto aproveitar o potencial paisagístico deste ambiente, preservando a mata original, não impermeabilizando o solo, aproveitando luz e ventilação naturais. O processo de construção foi cauteloso e cuidou-se para não agredir raízes e até deixar árvores atravessarem a sala de estar! A opção por uma estrutura metálica impactaria o mínimo possível já que é pré-fabricada e sob medida, portanto, não houve uso de máquinas para movimentos de terra nem derrubadas de árvores adultas. O nível térreo está a 1 (hum) metro ou mais acima do terreno natural originando uma “casa palafita”, ocupando o centro do terreno, onde havia já uma clareira. O microclima é fresco com temperatura variando entre 22oC e 34oC ao longo do ano com umidade relativa do ar com média de 90%. A fachada para a rua do lote está a sudoeste e a direção predominante dos ventos de leste a oeste.


Biofilia E Habitabilidade. Galhos e folhas diversas funcionam como cortinas-brises externas para todas as aberturas que, por sua vez, são “Bocas de Cena” da Grande Ópera da natureza que apresenta seu oxigênio, perfumes e borboletas azuis. A vida nesta redoma, sob as copas de árvores centenárias, tão perto das texturas vegetais, envolvidas pela luz e sombra das folhagens em movimento, ao som de incontáveis bichos da floresta, passam a ser qualificações únicas dos espaços criados. Tais recursos pré-existentes possuem o valor inestimável do tempo e a energia vital da natureza.


Detalhe: A Escada. Como uma semi-espiral, a escada panorâmica acessa o nível superior das suítes e o terraço, até as altas copas das árvores. É um mirante que promete uma experiência de íntima aproximação aos troncos das árvores que o cercam.


Reciclagem De Peças Metálicas. O eixo central da parte espiral da escada (2 tubos metálicos de 16cm de diâmetro) foram adquiridos em ferro velho do distrito industrial de Manaus. Para a cobertura da torre da escada, foi utilizada parte de uma antiga canalização metálica de córregos com diâmetro 2,60m. As estruturas metálicas inglesas de edifícios históricos de Manaus estão no repertório visual da arquiteta desde sua infância.


Detalhe: Mobiliário. Algumas peças do mobiliário foram exclusivamente desenhadas. Bancada para lavatório em aço pintado e angelim.


Terraço. Trata-se de um deck a 80cm de altura da laje da cobertura que coleta a água pluvial a ser armazenada. O céu é o limite!



 

Projeto moderno de sobrado 285m² breeze e madeira


CASAS•NOVA GRANADA, BRASIL


Arquitetos: Estúdio HAA!

Área : 285 m²

Ano : 2017

Fotografias :Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Fabricantes : Alupoli, Casa dos Construtore, Dantecolor, Pedregal, Perfil Casa

Arquiteto Responsável : Homã Alvico

Colaboradores : Marcela Céspedes, Luiza Andrade

Administrador De Obra : Felipe Zevoli

Cidade : Nova Granada

País : Brasil



Planta de sobrado moderno: 285m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa localizada na cidade de Nova Granada, interior de São Paulo, respeita alguns princípios inicialmente estabelecidos, alguns relativos à produção do escritório, e alguns referentes às preferencias do cliente.


Dos princípios do Estúdio, vem a comunicação franca e generosa com a área externa, iluminação e ventilação natural abundante. E o desestimulo às alterações radicais na topografia do sitio, sempre que possível buscamos manter as características pré-existentes. Tanto por evitar transtornos técnicos, custos e diminuir o impacto da nova implantação.


Neste projeto em questão, como o terreno entregue era totalmente plano, fruto da planificação do loteamento décadas atrás, buscamos transferir o desnível original para a cobertura do bloco leve, de forma a simular o espelhamento do terreno natural, enquanto o nível de piso permanece constante em todo o terreno.


Dos clientes vieram os pedidos pelo uso de pé-direito duplo na área social, e uma grande varanda com vista para a zona rural da cidade, além do programa básico de compartimentos.


O projeto é dividido em três blocos. O primeiro, o bloco rígido, contendo: sala de tv, cozinha e lavabo no primeiro pavimento, dormitórios, banho social, escritório e varanda no segundo pavimento. Este bloco foi realizado em estrutura de concreto armado, com um jogo de vigas invertidas, grandes vãos e pequenos planos de laje em balanço. A escada de acesso ao segundo pavimento é feita a partir do chumbamento de peças metálicas desenhadas sob medida com a sobreposição de pisadas de madeira, a proteção lateral da escada é realizada em cabo de aço que sai dos degraus até a laje de cobertura do segundo pavimento.


Já o segundo bloco, o bloco leve, que abriga as salas de estar e jantar, com ligação ao jardim lateral, foi realizado em estrutura metálica e vidro, o objetivo era possibilitar uma integração com o jardim, tornando o limite entre interno/externo mais sutil, pois ora o jardim entra na sala de estar e ora “janta-se no jardim”. A cobertura deste bloco colabora também para criar uma atmosfera de espaço externo, com a entrada generosa de luz natural, vivência da chuva e farfalhar de folhas.


Logo após o bloco leve encontra-se a suíte principal no nível térreo, que foi um dos pedidos dos clientes, não precisarem subir escadas caso não quisessem. A suíte conta ainda com integração à área externa.


Na área externa há a edícula que comporta área de serviço, banheiro e churrasqueira, fazendo frontalidade para a piscina e jardim.



 

Projeto moderno de sobrado 287m² clean com madeira


CASAS•LO BARNECHEA, CHILE


Arquitetos: PAR Arquitectos; PAR Arquitectos

Área : 287 m²

Ano : 2019

Fotografias :Diego Elgueta

Fabricantes : Coggiola Mármoles, Ecowall, Eucasec, Trimble Navigation, Varvacoa

Arquitetos Responsáveis : Alvaro Cortés, Tomás Pardo

Equipe De Design : Francisco Cortés.

Engenharia : Jose Manuel Morales.

Cidade : Lo Barnechea

País : Chile



Planta de sobrado moderno: 287m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base na área do terreno, e para favorecer uma menor ocupação do terreno que permita uma maior área de pátio / jardim, define-se a distribuição da ordem em dois pavimentos, concentrando os espaços comuns de estar no térreo e áreas privadas em um segundo nível.


De acordo com isso e em resposta ao reconhecimento de um terreno quase plano, com alta exposição à radiação solar, cercado por uma geografia montanhosa, típica da região nordeste da cidade de Santiago; foi desenvolvido como princípio o trabalhar um corpo superior de condição hermética, sob uma relação de apoio entre paredes e volume, na qual em sua projeção leste/oeste constrói distintas situações espaciais e gera uma relação de acesso e fechamento para a rua e o pátio interior central de pé-direito duplo - espaço hierárquico que ordena, desaloja e articula a resolução programática.


Como complemento, o enquadramento é trabalhado com a presença de uma escada linear como elemento principal que acompanha a rota translúcida de transferência da casa, distribuindo e dando espacialidade ao circuito de circulação.


Estruturalmente, o projeto é composto por um porão definido em paredes de concreto armado, sobre as quais repousa o volume superior; uma grade metálica de 400x50x4 que enquadra as bordas do retângulo; dentro do qual são gerados movimentos aleatórios dos corpos interiores que dão dinamismo, profundidade e movimento à expressão formal da casa.


Em relação às materialidades, foi privilegiado o uso de materiais naturais nobres, como mármore travertino, pedra local e madeira de eucalipto tratados com Cutek; elementos que dão ao projeto o calor necessário, em oposição aos elementos estruturais de concreto e aço que são de expressão neutra e fria.



 

Projeto moderno de sobrado 290m² fachada ventilada do tipo Breeze


CASAS•AUCKLAND, NOVA ZELÂNDIA


Arquitetos: Fearon Hay Architects

Área : 290 m²

Ano : 2013

Fotografias :Simon Wilson

Arquitetos Responsáveis : Tim Hay, Jeff Fearon

Cidade : Auckland

País : Nova Zelândia



Planta de sobrado moderno: 290m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois volumes retangulares brancos são definidos em uma rua suburbana perto da Praia de Takapuna. Este trabalho é o resultado do briefing do proprietário que exige um retiro na praia.


Uma única forma abriga a vida no térreo, comendo e cozinhando com o quarto acima. Espaços adicionais para dormir estão em uma estrutura separada - as duas formas relacionadas entre si em um pátio gramado.


A linguagem é composta por telas de malha de alumínio expandidas, todas unificadas em uma paleta monocromática de branco. Vidros retráteis criam varandas abertas de estar e dormir para o desfrute dos meses de verão.



 

Projeto moderno de sobrado 298 breeze e madeira


CASAS•JAGUARIÚNA, BRASIL


Arquitetos: Uffizi Arquitetura

Área : 298 m²

Ano : 2020

Fotografias :Renato Nishimura

Fabricantes : AutoDesk, BigBox, Lumion, Portobello, Trimble

Arquitetos Responsáveis : Maurício Salvi, Ana Paula Marquesini Soares.

Equipe De Projeto : Jéssica Batista, Mayra Mendes.

Engenharia : Guerreiro Engenharia

Paisagismo : Helena Overmeer

Colaboradores : Olerino Silva Construções, União Técnica Estruturas Metálicas.

Cidade : Jaguariúna

País : Brasil



Planta de sobrado moderno: 298m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, Brasil, a Casa L&M materializa uma busca constante nos projetos desenvolvidos pelo escritório, que é criar espaços pensados para as necessidades e desejos de seus moradores, integrados às características locais como as vistas naturais e possibilidades do terreno. Assim, mesmo inserido em um terreno com limites muito restritos, cria-se relações entre os espaços internos e externos, construindo uma espacialidade fluida e integrada.


Para a materialidade da casa, optou-se pela estrutura metálica, que traz diversos benefícios como a agilidade e precisão no canteiro de obra, mas principalmente por gerar um menor impacto ambiental, quando comparado principalmente a estrutura em concreto armado. A estrutura fica exposta, porém sua frieza é minimizada com a utilização de materiais como a pedra ferro, como revestimento em paredes, e a madeira aplicada como forro, tornando possível assim uma arquitetura acolhedora em seus espaços internos e externos. Ainda no intuito de criar espaços fluidos e utilizando as características da estrutura metálica, grandes vãos são vedados inteiramente por esquadrias que completam a composição dos ambientes.


O conjunto dos vãos criados pela estrutura metálica e as esquadrias, possibilitam planos transparentes entre os ambientes internos e externos, assim, cria-se uma sensação interna de amplitude espacial, quando o verde dos jardins torna-se parte da composição interna dos ambientes. As grandes esquadrias também possibilitam que no aspecto de conforto ambiental a casa possua uma boa ventilação cruzada. Por fim, a implantação é pensada em conjunto com a criação de beirais e maciços verdes no paisagismo, para que a incidência solar não seja um problema nos planos de vidro.


Na área íntima, no pavimento superior, três suítes são criadas e todas possuem grandes aberturas voltadas para as áreas externas. Assim como no pavimento térreo, as suítes ganham amplitude espacial, além da possibilidade de todos esses ambientes possuírem acesso a varandas íntimas. Por fim, um grande terraço pode ser usufruído pela família, tornando-se possível aproveitar a vista privilegiada da área verde que existe próxima à casa.



 

Projeto moderno de sobrado 300m² ultra moderno


CASAS•VALINHOS, BRASIL


Arquitetos: Bernard Leroux Arquitetos

Área : 300 m²

Ano : 2015

Fotografias :Renato Navarro

Fabricantes : Alumisan Esquadrias, Avanti, By Kamy, Carbono Design, Casa Roberto, Desmobilia, Dpot, Dpot Objeto, Enjoy House, Futon Company, Ketesi, Laude Marcenaria, Lumini, Metalferco, Micasa, Mosarte, Ovoo, Portobello Shop, STR, Spicy, +5

Arquiteto Responsável : Bernard Leroux

Engenharia : Estrucalc

Luminotécnica : Guaciara Rocha

Cidade : Valinhos

País : Brasil


Planta de sobrado moderno: 300m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Valinhos, localizada em um condomínio no interior de São Paulo, é uma residência composta por dois pavimentos que separam a área íntima da social. Do seu aceso, só é possível visualizar a cobertura para carros e a empena de tijolos que guarda a circulação vertical. Ao entrar, em meio nível, um lance de escadas leva até o térreo e outro ao primeiro pavimento.


No térreo, a organização do espaço se dá por uma cozinha em formato de ilha completamente integrada ao jantar, também com vista total para o jardim. Ao fundo, uma cozinha técnica pode ser aberta ou fechada dependendo de seu uso. Na sequencia, o estar faz frente ao escritório e a sala de TV, com acessos maquiados por um grande painel de madeira de demolição. No pavimento superior, dois dormitórios com banheiro americano compartilhado e o suite master com varanda, onde do banho se obtém uma relaxante vista com exuberante área verde. Sua fachada voltada para o jardim pode ser completamente aberta ou fechada, por meio de venezianas de alumínio.


A área externa é parcialmente coberta pela projeção do primeiro pavimento, abrigando a churrasqueira. O espaço interno confunde-se com o externo em função do grande vão ocupado por caixilhos que abrem-se totalmente. Em frente, a piscina com deck elevado, que guarda a sua cobertura deslizante, e espaço para espreguiçadeiras.


Receba em seu e-mail: novos projetos, novidades sobre os melhores condomínios fechados e muito mais

Obrigado(a)!

bottom of page