top of page
Varanda

Vários projetos para te ajudar 

Posso te ajudar? 

Pesquisa aqui: 

-Nome de condomínio

-Tipo de casa

-Tipo de projeto

-E o que mais você desejar

Projetos modernos de sobrados de até 400m²


 

Projeto de casa sobrado de 315m² com aço aparente e bloco estrutural á vista.


CASAS•NOVA LIMA, BRASIL


Arquitetos: Marcos Franchini, Nattalia Bom Conselho

Área : 315 m²

Ano : 2019

Fotografias :Jomar Bragança

Fabricantes : Deca, Acor, AutoDesk, Blojaf, CRS Esquadrias, Cremona Engenharia ltda, Franke, Kerkythea, Roca, Thermotelha, Trimble

Arquitetos Responsáveis : Marcos Franchini, Nattalia Bom Conselho

Equipe De Projeto : Amanda Castilho, José Henrique Paiva, Thomáz Marcatto

Estrutura : Cremona Engenharia ltda.

Execução : Amans

Cidade : Nova Lima

País : Brasil


Planta de casa sobrado de 315m²

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada para um jovem casal que solicitou a utilização de materiais simples em um espaço de fácil legibilidade, de modo que a identidade da família seria impressa a partir dos objetos e mobiliários colocados no local e da rotina no novo lar.


Da entrada do terreno, em aclive, vê-se a edificação de dois pavimentos em estrutura metálica com vedação em blocos de concreto aparentes e os amplos panos de vidro. O telhado, estruturado através de treliças de aço, tem vedação em telhas termoacústicas, reforçando a utilização de materiais pré-fabricados industrializados, bem como os sistemas hidráulicos, de iluminação e energia além da utilização do cimento queimado em todos os pisos e as bancadas em concreto impermeabilizado.


No primeiro pavimento, uma grande varanda articula o espaço externo com a área social da edificação, integrando cozinha, sala de jantar e estar, lavabo e escritório além da piscina que é um tanque em concreto aparente. Há, também neste pavimento, uma área de serviço na parte posterior do edifício e uma suíte de visitas acessível.


Uma passarela metálica no piso superior corta o pé- direito duplo da sala e conecta as duas suítes que ficam em cada extremo da obra. À Norte, uma das suítes possui uma varanda coberta que estabelece uma relação visual panorâmica com a paisagem de serras e montanhas. A residência se localiza em uma área de preservação natural do município de Nova Lima e o paisagismo é a própria vegetação nativa do terreno.



 

Projeto de casa sobrado de 318m² aço aparente


CASAS•LOTEAMENTO CAMINHOS DE SAN CONRADO (SOUSAS), BRASIL


Arquitetos: Telles Arquitetura; Telles Arquitetura

Área : 318 m²

Ano : 2015

Fotografias :André Scarpa

Fabricantes : Esquadrias de alumínio, Lajes, Perfis metálicos

Construção : Lázaro Antônio Manfra

Estrutura Metálica : Mauro e Donizete Rezende

Cálculo Fundações : WE Engenharia

Cálculo Estrutura Metálica : Mauricio Dario

Instalações Prediais : Engelt, Solar

Autor : Bernardo Telles

Cidade : Loteamento Caminhos de San Conrado (Sousas)

País : Brasil



Planta de casa sobrado de 318m²

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza em um terreno com uma bela vegetação aos fundos em uma área de preservação ambiental no município de Campinas.


A topografia em declive foi organizada através da execução de três platôs locados ao centro do terreno entre dois grandes taludes a fim de minimizar a movimentação de terra.


A casa tem seu programa agenciado em três cotas de nível com a garagem e a entrada no patamar intermediário. Lances de escada levam a área íntima localizada no pavimento superior e ao espaço de convívio abaixo.


Dois blocos em estrutura metálica abrigam esse programa e articulados por uma inflexão na área de circulação vertical faz a casa voltar-se para a paisagem rural e traz a vegetação da área ajardinada para seu interior ao mesmo tempo em que desmembra parcialmente a área de convívio para uma maior intimidade da família.


Um terceiro bloco, feito em alvenaria estrutural, abriga área dos afazeres (serviço, cozinha e churrasqueira) onde esses dois últimos se comunicam diretamente com a área de convívio, porém em uma cota de nível levemente abaixo.


O resultado foi uma construção enxuta, com espaços compactos e fluidos, porém com certa independência entre eles. Buscou-se no pavimento térreo a transparência necessária para comunicar-se com a rua de um lado e a paisagem noutro.



 

Projeto de casa sobrado 320m² aço aparente e pedras na fachada


CASAS•BRASÍLIA, BRASIL


Arquitetos: Labcity

Área : 320 m²

Ano : 2019

Fotografias :Haruo Mikami

Fabricantes : Talentus Esquadrias

Arquiteto Responsável : Gustavo Ribeiro

Outros Participantes : Engenheiro Iberê Pinheiro de Oliveira

Cidade : Brasília

País : Brasil




Planta de casa sobrado de 320m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi desenvolvido a partir do aproveitamento de uma estrutura de alvenaria de pedra existente no local que tinha como uso original o cultivo de orquídeas. As paredes de pedra existentes definiram a disposição da planta baixa em torno de um pátio externo rebaixado que serve como extensão para a sala de estar, cujas portas de vidro de correr podem ser abertas para proporcionar total integração entre o espaço interno e o externo. Este pátio é definido em duas laterais pela edificação, em uma lateral por um banco de concreto e muro de arrimo também de concreto, e na última lateral por um espelho d´água.


Fez-se a escolha de uma estrutura de aço delgada para erguer o primeiro pavimento entre um conjunto de árvores (amendoeiras de cedros) adultas que cresceram à volta da estrutura de alvenaria de pedra original. Sendo delimitada pelo perímetro da estrutura original, a nova construção foi posicionada exatamente no vazio entre o conjunto de árvores existentes que proporcionam um filtro natural para raios solares, regulando a luminosidade e temperatura interna da edificação.


O primeiro pavimento é fechado com fachadas de vidro com portas de correr que permitem um alto grau de ventilação cruzada para melhor conforto ambiental. A transparência das fachadas proporciona ao usuário uma conexão próxima com a flora e fauna locais (macacos saguis e diversas espécies de pássaros). A sala de estar do primeiro pavimento é circundada por vegetação em três


A escada permite leva ao primeiro pavimento e à cobertura de onde se tem a vista do Plano Piloto e o Eixo Monumental. Além da alvernaria de pedra mantida em seu estado e layout original com pequenas alteraçoes, da estrutura de aço e das fachadas de vidro, os materiais usados na construção da obra incluem um piso de granitina no pavimento térreo e um piso de medeira ipé no primeiro pavimento. Os forros foram executados em madeira kumarú assim como as bancadas e acabamento da cozinha.



 

Projeto de casa sobrado 366m² aço parente estrutura design avançado


CASAS•MANAUS, BRASIL


Arquitetos: Laurent Troost Architectures

Área : 366 m²

Ano : 2017

Fotografias :Leonardo Finotti, Maíra Acayaba

Fabricantes : Amazon Aço, Dellanno, Gerdau Corsa, ROCHA Aluminium, mmcite

Autor Do Projeto : Laurent Troost

Equipe : Laurent Troost, Raquel Brasil dos Reis

Projeto Estrutural : Eng. Flávio Carvalho

Projetos Complementares : Eng. Raimundo Onety

Paisagismo : Laurent Troost, Hana Eto Gall, Edith Eto Gall

Mobiliário : MMCité, Dellanno


Cidade : Manaus

País : Brasil



Planta de casa sobrado de 366m²



Descrição enviada pela equipe de projeto. A Amazônia, mais do que qualquer outra área do planeta, requer estratégias arquitetônicas adequadas ao clima. As condições naturais e ambientais são extremas e a proximidade da zona equatorial exige uma arquitetura orientada para o conforto térmico e a sustentabilidade “passiva”: implantação adequada, criação de beirais protetores, dimensionamento e orientação das aberturas para a ventilação cruzada, assim como a preservação dos sistemas ecológicos locais. A preservação/valorização da Campinarana - tipo de floresta amazônica - foi o ponto de partida para o conceito do projeto.


Para minimizar o desmatamento e preservar grande parte da Floresta, a estratégia arquitetônica principal para construção no lote de 20 x 40 metros, foi a inversão da tipologia habitacional clássica. Na Casa Campinara os quartos estão localizados no térreo e os ambientes de vida internos, o estar externo e a piscina, estão localizados no pavimento superior. Para otimizar as relações entre espaços externos e internos e para otimizar a exposição aos fatores climáticos, a casa foi dividida em dois grandes volumes: um longilíneo e outro transversal. O volume longilíneo abriga as funções que não precisam estar protegidas do sol, tais como o acesso, a garagem, o depósito, a piscina, a lavanderia, o quaradouro e a sala de televisão.


Já o volume transversal abriga funções que precisam estar protegidas do sol e das chuvas, tais como a sala de estar, de jantar e as suítes. O volume transversal principal recebeu uma reinterpretação contemporânea dos telhados coloniais, com 8 águas em 2 níveis separados, permitindo a fruição dos ventos e a criação de um colchão de ar, protegendo o conforto térmico do volume de vida do pavimento superior da casa. A largura reduzida do volume principal foi planejada para a garantia da ventilação cruzada em todos os ambientes. O telhado recebeu platibandas invertidas do lado do sol nascente e do sol poente para maior proteção do sol equatorial.


Também houve a preocupação de criar um telhado independente da casa, com a construção de beirais de dois metros ao Norte e ao Sul, suportado apenas por oito apoios em “V”. O telhado, portanto, pode dilatar em função da variação térmica e insolação ao longo do ano, sem comprometer a estrutura da casa. A escolha do Corten como material do telhado se deu em razão de sua baixa manutenção e de seu caráter evolutivo em harmonia com a Floresta de Campina e seu solo argiloso avermelhado tão presente nas paisagens da Amazônia. Com suas janelas deslizantes em dois lados, a sala de vida envidraçada do pavimento superior permite uma integração total com o estar coberto, a piscina e a natureza.



 

Projeto de casa sobrado 337m² design diferenciado


CASAS, SUSTENTABILIDADE•TAMARAMA, AUSTRÁLIA


Arquitetos: Fox Johnston, Modscape

Área : 337 m²

Ano : 2018

Fotografias :John Madden

Fabricantes : DuPont, Abey, American Oak, Artedomus, Astra Walker, Blackened Cambia Ash, Escea, Fisher & Paykel, James Hardie Australia, Kaldewei, Lockwood, Siemens, Signorino, Speed Heat, Tongue n Groove, Whisper



Planta de casa sobrado de 377m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, moradores de Sidney, se aproximaram da Modscape após trabalharem com arquitetos locais, Fox Johnston, que desenvolveram um projeto sob medida para a família em crescimento. A residência deveria se adequar ao estilo de vida deles através de melhores conexões entre espaços internos e externos, melhorias no uso de luz natural, aquecimento e resfriamento passivo.


A equipe da Modscape refinou o projeto e respeitou a intenção inicial do arquiteto. O desenho resultante complementa perfeitamente os elementos existentes no local, conectando o jardim frontal e posterior através da casa, otimizando a relação entre o interior e o exterior.


Utilizando a configuração da habitação original, a nova residência funciona de forma muito semelhante e incorpora a base de arenito existente no paisagismo, ancorando a construção no local.


Os espaços no térreo fornecem usos alternativos extensivos para toda a família. A integração visual é mantida entre a cozinha, a sala de estar, a sala de jantar, o exterior e o escritório, criando um ambiente de estar inclusivo e com fácil acesso à praia, não há necessidade de piscina. Em contraste, o quintal funciona como uma extensão dos espaços interiores graças às grandes áreas envidraçadas. Um desenho eficiente no pavimento superior acomoda confortavelmente cinco dormitórios e dois banheiros.


Projetado para capturar a luz do sol no inverno e evitar que aqueça no verão, a residência incorpora guarda-sóis de madeira móveis que não só ajudam a suavizar a forma adicionando camadas e texturas à fachada, mas também ajudam a evitar o ganho de calor solar. Janelas e claraboias são usadas em toda a casa, maximizando a luz e produzindo uma ventilação cruzada natural que garante uma moradia confortável e iluminada.


Internamente, uma paleta de materiais claros, principalmente em madeira, contrasta com o exterior escuro. Assim que você entra pela porta da frente é recebido por um generoso hall de pé-direito duplo com uma escada que reflete as ripas de madeira que são usadas externamente nos guarda-sóis. Na sala de estar, a madeira se estende da parede até o teto para ajudar a definir sutilmente o espaço e complementar o piso de carvalho.


A escolha de materiais de qualidade, que resistem ao uso intensivo das crianças, em vez de acabamentos "coloridos" garante que o resultado seja um projeto duradouro e humilde mas, ao mesmo tempo, elegante e atemporal.



 

Projeto de casa sobrado 344m² fachada ventilada em tela de aço


CASAS•NORTH BONDI, AUSTRÁLIA


Arquitetos: CplusC Architectural Workshop

Área : 344 m²

Ano : 2016

Fotografias :Murray Fredericks , Clinton Cole, Michael Lassman , Ryan Ng, Jem Cresswell




Planta de casa sobrado de 344m²


Descrição enviada pela equipe de projeto.


A impressionante residência unifamiliar em North Bondi foi desenhada tanto para o entretenimento como para os momentos íntimos da família. Um estreito terreno com pouca vista e um compromisso com o desenho solar passivo e iluminação natural liderou a forma resultante. Devido a natureza do terreno, o planejamento e a gestão do tempo foram cruciais para garantir que o projeto funcionaria sem problemas.


Conceitualmente, o planejamento espacial da residência separa os cômodos sociais e familiares. Abaixo, a cozinha interconectada, sala de estar, jantar e espaços ao ar livre criam um lugar altamente interativo e comprometido, desenhado para acolher grandes grupos. Uma piscina sobre elevada compartilha uma parede transparente com os espaços sociais e atua como uma conexão visual entre os espaços interiores e exteriores, refratando a luz natural em toda a casa.


Piscina


A piscina foi originalmente desenhada como uma estrutura totalmente de concreto e foi ajustada para incorporar a parede de acrílico depois que a construção começou. Uma ampla gama de ofícios foram envolvidos na construção da piscina. A parede de acrílico requereu que a impermeabilização estivesse discretamente integrada aos painéis e colunas estruturais para proporcionar um efeito visual. Isto requeria um alto grau de coordenação e negociação, já que as tolerâncias eram muito pequenas.


Jardim Vertical


No pavimento superior, as habitações estão voltadas a um espaço verde privado em forma de pátio ou jardim vertical. As telas e floreiras personalizadas garantem a privacidade dos vizinhos e o tráfego de pedestres, estando totalmente auto-sustentadas e iluminadas por LED. Este projeto marcou a primeira vez que o escritório utilizou telas de FRP como material da fachada e uma certa quantidade de experimentação in loco foi necessária para determinar o melhor método de montagem e fixação. Os painéis requereram um alto nível de preparação antes da instalação, pré-perfuração dos orifícios para fixar os painéis personalizados com parafusos duplos. A coordenação do sistema hidráulico, iluminação e paisagismo foi crucial para a construção deste intrincado sistema. Além de resolver problemas de privacidade, estas telas permitem inúmeras possibilidades de paisagismo em um terreno estreito.


Sistema de automatização do lar


O sistema de automação doméstico incorpora uma linguagem completamente programável Dali e Cbus. O cliente pode selecionar entre uma ampla gama de ajustes de iluminação e áudio pré-programados, assim como configurar suas próprias "cenas" personalizada para que sejam operadas com somente um toque. Também é possível ativar os acessórios de forma remota.


Materiais


A forma manual da construção é revelada com elegância na paleta de materiais que incluem tábuas de Kobe sem acabamento, concreto polido, madeira, fachada de aço corten e colunas de aço e madeira que celebram os sistemas estruturais da casa. A decisão de deixar os materiais expostos aumentou significativamente a complexidade da construção, já que qualquer defeto ou curto-circuito seria visível na estrutura finalizada. Além disso, a estrutura primordial de madeira/aço, que se expressa tanto no interior como no exterior, teve como resultado tolerâncias extremamente limitadas para o revestimento e as instalações de aberturas, o que aumentou o desafio da construção.



 

Projeto de casa sobrado 368m² aço aparente e breeze


CASAS•BANGCOC, TAILÂNDIA


Arquitetos: OfficeAT; OfficeAT

Área : 368 m²

Ano : 2014


Cidade : Bangcoc

País : Tailândia




Planta de casa sobrado de 368m²

Terreno


A casa está em Bangcoc, Tailândia. Possui 400 m² e foi projetada para um casal e seu filho no terreno junto à casa da família já existente rodeada por residências típicas dos subúrbios.


Estrutura


Dado que o proprietário, e também construtor, necessitava completar uma casa em quatro meses, o arquiteto decidiu utilizar uma estrutura de aço muito simples em uma malha de 6 por 5 metros para uma construção rápida.


Programa


O programa é uma casa de dois pavimentos. O arquiteto coloca o edifício num lado para manter um pouco de espaço para a área verde e piscina com cobertura na parte dianteira. No térreo, a planta livre da sala de estar e jantar faz frente para a piscina e terraço. O segundo pavimento é composto pelos dormitórios e sala de estar.


Tela


Para proteger do calor do clima tropical do sudeste asiático e criar privacidade para o segundo pavimento. O arquiteto desenha um terraço longo na lateral para isolar o dormitório do calor de fora e são inseridos painéis móveis reciclados de revestimento de madeira sobre camadas de vidro para um maior isolamento.


Materiais


O arquiteto escolheu materiais naturais para essa casa usando a estrutura de aço, parede de gesso e pintada, parede de tijolos e persianas de madeira.



 

Projeto de casa sobrado 370m² aço aparente e réguas de concreto á vista


CASAS, CASAS•MONTAGUT Y OIX, ESPANHA


Arquitetos: Atheleia Arquitectura

Área : 370 m²

Ano : 2019

Fabricantes : Arkoslight, CLAUSIUS, SCHUTZ, Soprema, Technal

Equipe De Projeto : Salvador Tarradas, Borja Fernández, Cristina Franco

Engenharia : BG Blàzquez Guanter

Colaboradores : Ramon Soler, Quim Gallart, José Roldán

Cidade : Montagut y Oix

País : Espanha



Planta de casa sobrado de 370m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas paisagens, dois olhares.


A casa está localizada nas encostas de Alta Garrotxa, em Montagut (Girona), com face sul, em direção ao vale do rio Fluvià. Uma paisagem imponente que atravessa a casa, semi-enterrada, com vistas distantes desde o interior. O segundo olhar, em direção ao riacho, proporciona uma paisagem íntima e privada. O programa atende a um casal e sua filha, que compartilham a casa, enquanto cada unidade mantém sua privacidade com seu próprio jardim.


A casa se espalha no terreno com a intenção de se mesclar a paisagem, gerando volumes de concreto que compõem os espaços intermediários e suas diferentes atmosferas. Esses espaços intermediários estão localizados ao redor das duas áreas abertas da casa, a sala de estar e os quartos, com varandas e vistas para o vale e para o riacho.


A modulação da casa decorre da reinterpretação da estrutura de três naves da casa tradicional catalã, combinando uma estrutura de concreto com um eixo central leve com vigas metálicas. As paredes de concreto foram inspiradas em estruturas rurais, onde os pinheiros galegos eram utilizados para criar as formas das paredes de concreto, revelando a textura áspera no desenformamento. Essas paredes, com o passar do tempo, entram em harmonia com a paisagem, coloridas como a própria terra da qual foram construídas.



 

Projeto de casa sobrado 370m² aço parente e madeira na fachada


CASAS, SUSTENTABILIDADE•JARDIM BOTÂNICO, BRASIL


Arquitetos: Atelie de Arquitetura

Área : 370 m²

Ano : 2018

Fotografias :André Nazareth

Fabricantes : Arkos, Ekko Revestimentos, Florense, I9, Manuffati, NS Brasil, Painel, Recoma, Rf marcenaria, Rigotti, Stoneboxx, Trespa

Arquitetos Responsáveis : Anna Backheuser, Elaine Fachetti

Arquiteta : Paula Leal

Projeto De Estrutura : Rodrigo Affonso

Projeto De Instalações Instalações : Equilibrium

Paisagismo : Nativa Paisagismo

Projeto De Iluminação : Rio Branco e FAccini

Obra Civil : Artha Construtora

Cidade : Jardim Botânico

País : Brasil


Planta de casa sobrado de 370m²



Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa desta casa, localizada em um condomínio fechado de residências unifamiliares no bairro do Horto, Rio de Janeiro tem como principal diretriz a simplicidade, o conforto térmico e a praticidade, sem perder a estética contemporânea e a relação com áreas verdes.


No lote de esquina existia uma casa cuja planta não contemplava todas as exigências do extenso programa que demandava uma área construída de 370 m², dividida em três pavimentos . Sendo assim, concluímos que seria melhor demoli-la, sendo construída uma nova residência, tendo como principal desafio a distribuição de espaços generosos para suprir as necessidades dos moradores em um terreno de 115m².


Definiu-se que a estrutura metálica e concreto aparente otimizariam o tempo de construção e facilitariam as dificuldades de acesso dos materiais da obra ao local. O desenho da estrutura e a parede curva acompanhando o perímetro já definem os limites externos da casa, as alvenarias entram como fechamentos que delimitam os espaços. Levou-se em consideração a importância de se manter áreas descobertas, que são usadas como jardim interno e trazem luz, ventilação e verde para dentro da residência. A circulação vertical interfere o mínimo possível na distribuição dos espaços, mas tornou-se um elemento estético importante do projeto.


O muro de cobogó de concreto - presente na fachada norte voltada para a praça do condomínio, separa o espaço público do espaço privado, criando uma ligação entre exterior e interior, além de iluminação natural. Na parte superior, a privacidade e a temperatura são garantidas por um painel de ripas de material reciclado composto por mix de papel craft e resina que lembra a madeira.


No térreo, optamos por uma área de estar toda integrada, fluida, ventilada e iluminada, com poucas paredes e muitos painéis translúcidos. Um canteiro entre o muro e a fachada traz o aconchego e a natureza para o ambiente. A cozinha é aberta para a sala, e um painel em marcenaria permite que seja separada quando necessário. A área da churrasqueira também se integra à sala e à cozinha, servindo como prisma de ventilação cruzada e área verde.


O piso de toda área interna em tecnocimento, ajuda na continuidade dos ambientes, placas cimentícias na parte externa complementam o térreo. A laje é aparente, mantendo a premissa de materiais de fácil manutenção e sem revestimentos. Toda a iluminação da sala é feita por trilhos aparentes presos a laje. A cozinha mantém o tom cinza que une toda a residência, mas um painel de ladrilho hidráulico trás um elemento mais orgânico e com cor. Tons de verde se destacam em vários cantos da área do térreo, dialogando com os pequenos jardins.


A escada é em estrutura metálica aparente, da mesma cor chumbo que a estrutura da casa. Degraus/prateleiras em madeira tipo cumaru aquecem o ambiente e conectam os primeiros pavimentos formando uma grande estante. Tubos de ferro criam um pequeno hall na entrada onde bicicletas ficam penduradas, uma porta pivotante em laca verde marca a entrada principal. Ao fim da escada, uma grande janela para o shaft pintado com grafite, permite a entrada de luz e ventilação.


No segundo pavimento, encontram-se as três suítes. A circulação é bem iluminada pelo shaft, e o piso de madeira traz aconchego a este andar mais privado. Ainda assim, a continuidade dos outros materiais mantem a mesma linguagem de todo o projeto.


O segundo pavimento é um pequeno loft, um apartamento dentro da casa. O piso de cimento e o forro do teto em ripas de madeira criam um contraste, apenas uma cortina separa os ambientes quando necessário. O espaço é todo cercado de painéis translúcidos para aproveitar o verde do condomínio e o visual da Mata Atlântica. A varanda garante a área verde do pavimento. Neste pavimento, uma escada metálica dá acesso ao teto verde, tirando partido da vista contínua das montanhas do Rio de Janeiro e do Parque Jardim Botânico, além de proporcionar conforto térmico e o cultivo de árvores frutíferas de pequeno porte.


Buscamos também soluções que fossem sustentáveis, levando em consideração a constante umidade do bairro que demanda o máximo de entrada de luz natural na casa e ao mesmo tempo a ventilação cruzada para amenizar as temperaturas de verão. Toda a casa tem reutilização de águas pluviais e placas solares para o aquecimento d’água, além de equipamentos economizadores de água e madeira certificada.



 

Projeto de casa sobrado 378m² com aço parente e painéis madeira na fachada


CASAS•TIJUANA, MÉXICO


Arquitetos: graciastudio; graciastudio

Área : 378 m²

Ano : 2015

Fotografias :Onnis Luque

Fabricantes : Dovecreek Wood Products, Eames, Noguchi, NuVista

Construção : graciastudio

Cálculo Estrutural : Luis García

Autores : Jorge Gracia

Equipe : graciastudio

Cidade : Tijuana

País : México


Planta de casa sobrado de 378m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Tijuana, o projeto se desenvolve com um programa de dois níveis e um subsolo.


No primeiro nível foi decidido um sistema construtivo de concreto reforçado com acabamento aparente, o qual gera rigidez e estabilidade. Os forros são de madeira e rompem com a rigidez do concreto, contrastando de tal maneira que permite uma sensação de conforto para os usuários.


No segundo nível encontra-se a área privada, onde está o dormitório principal que se conecta através de uma ponte com os outros quartos.


O projeto neutraliza a falta de vistas do terreno ao criar um pátio interior que serve como articulação entre os diferentes espaços e permite uma comunicação entre o exterior e interior.



 

Projeto de casa sobrado393m² aço parente , concreto e muito espaço aberto


CASAS•CONDOMÍNIO ALTO DA BOA VISTA, BRASIL


Arquitetos: Costaveras Arquitetos

Área : 393 m²

Ano : 2020

Fotografias :Edgard Cesar

Fabricantes : Aj acabamentos, Aldeia, AutoDesk, Bontempo, FERROARTE ESTRUTURAS METÁLICAS, Gruta Mármores e Granitos, Interpam, Multipedras, SERRALHERIA DIAS, Tabriz, Trimble Navigation, WORD ESQUADRIAS

Arquitetos Responsáveis : Bruno Veras Pinto Cordeiro, Juliano da Cunha Costa

Equipe De Projeto : Nilo Martins, Lara Alecrim

Clientes : Rafael Barsch

Engenharia : Arte Construtora

Cidade : Condomínio Alto da Boa Vista

País : Brasil



Planta de casa sobrado de 393m²


Descrição enviada pela equipe de projeto.


Este projeto surgiu no escritório encomendado por um jovem empresário, sem filhos, apreciador de viagens e arquitetura moderna.


O cliente nos desafiou a criar uma casa de cinema, literalmente, pois nos trouxe como referência uma foto de uma residência usada como locação em um filme de ficção científica. Desafio dado, desafio aceito!! Um programa de necessidades enxuto, bastante atípico, porém proporcional ao momento de vida do cliente, deu as premissas para a concepção do projeto. A volumetria é marcada pela intersecção de três volumes, que se entrelaçam criando os espaços de acordo com a sua hierarquia. Os planos formados pelas lajes protendidas evidenciam o movimento da arquitetura, definindo as áreas de permanência – estar das varandas e espaço gourmet, além de marcar o passeio que circula o volume principal.


A estrutura metálica recheia o encontro entre lajes (térreo e superior) criando um elemento com importante balanço, que se transforma em pergolado, sombreando a região da varanda do churrasco e piscina. Com isso, a fachada frontal ganha um caráter mais arrojado e fluido ao mesmo tempo, gerando leveza ao conjunto. Este mesmo elemento metálico forma o espaço da garagem coberta, localizada na parte posterior da casa. Todo o conjunto fica voltado para a parte mais privilegiada do terreno, onde a vista é totalmente favorecida, mesmo sendo a face com a orientação solar menos favorável, para o Norte.


Citando os ambientes, temos no pavimento social – térreo – uma sala multiuso onde living, cozinha, home theater e adega estão totalmente integrados e conectados com a varanda através de painéis deslizantes, que se recolhem dentro das paredes, gerando 100% de abertura.


No pavimento superior, uma ampla suite se comporta como ambiente principal com um amplo closet e mais dois banheiros (banho sr e banho sra) completando o pavimento. De frente para o quarto, um grande terraço, com a proteção de uma marquise, serve como ambiente de contemplação para o skyline da cidade de Goiânia.


Os materiais usados neste projeto ajudam a marcar os planos e volumes arquitetônicos seguindo uma linguagem bastante característica do escritório. Concreto ripado aparente, ripado de madeira, lascas de pedra bruta e aço, além de muito vidro nas esquadrias formam uma composição única, harmoniosa, que se mimetiza com o seu belo entorno natural.



 

Projeto de casa sobrado 392m² fachada ventilada com telas de aço branco


CASAS•SINGAPURA


Arquitetos: Park + Associates; Park + Associates

Área : 392 m²

Ano : 2014

Fotografias :Edward Hendricks

Construtora : CTH Builder Pte Ltd

Engenharia Civil : YR2000 Engineering Consultants

Engenharia Mecânica : N.A.

Topografia : N.A.

País : Singapura



Planta de casa sobrado de 392m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto retoma o papel fundamental de um lar, proporcionando um entorno que une a família. O principal objetivo está em aumentar a consciência sensorial dos habitantes para aumentar as interações internas. Para isto, os espaços foram interpretados como um fluxo.


A chave para a ideia de fluxo são os gestos de conexão e circulação, que conceberam a maneira como os espaços são compostos.


A partir da abordagem convencional, em que as paredes são usadas para definir o espaço, o programa doméstico é composto como espaços vazios interligados. O modo como a casa trabalha seus planos é através da composição de elementos geométricos básicos, infundidos com vazios que separam seus limites.


Esta matriz de espaços ilimitados é uma caixa branca translúcida. Funcionalmente, ela age como uma tela que traz a luz do dia filtrada para dentro de casa, mantendo um grau de privacidade. Arquiteturalmente, cria-se uma pele permeável que não só dissolve a fronteira entre o interior e exterior, mas também define as características visuais da casa.


A tapeçaria tridimensional desta casa geminada cria espaços que se abrem ativamente ao diálogo interno, aumentando as oportunidades para mais interações - enriquecendo as atividades diárias de seus habitantes.



 

Projeto de casa sobrado 393m² aço parente de breeze prata na fachada


CASAS, INTERIROES DE CASAS•GUARUJÁ, BRASIL


Arquitetos: Nitsche Arquitetos

Área : 393 m²

Ano : 2020

Fotografias :André Scarpa

Fabricantes : Adobe, Alwitra, AutoDesk, Chaos Group, Engemetal, Leonhardt Decorações, RCA Fachadas e forros, REKA, SOLTIS, Trimble Navigation, Zeloart Esquadrias

Arquitetos Responsáveis : Lua Nitsche, Pedro Nitsche, Rosário Borges de Pinho, André Scarpa

Equipe De Projeto : João Nitsche, Rodrigo Tamburus, Anna Laura Prado, Clara Werneck, Claudia Carpes, Denis Ferri, Julia Machado, Gil Barbieri, Luciana Silva, Manuella Leboreiro, Mara Cruz, Marcelo Anaf, Raquel Takamoto, Thiago Pontes

Engenheiro Estrutural : Ricardo Bozza, INNER

Engenheiro Mecânico : Marcelo Zamaro

Interiores : Nitsche Arquitetos

Iluminação : Ricardo Heder - lux projetos

Fabricante De Estrutura De Aço : Engemetal

Empreiteiro : Caio lima – atmos

Cidade : Guarujá

País : Brasil



Planta de casa sobrado de 393m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa fica localizada em Iporanga, um condomínio no Guarujá, cidade costeira de São Paulo. Este condomínio fica dentro de uma área bem protegida da Mata Atlântica original. Para preservar a exuberância dessa floresta nativa, a lei permite ocupar apenas 30% da superfície do terreno. O desafio era acomodar um programa que exigia não menos que 450 m2 para ser construído. Para conseguir isso, foi necessário dividir o programa em três níveis.


O lote de 1.310m² com inclinação constante de 14% permitiu a inserção de um porão, coberto por uma laje de concreto, no qual localizam-se a garagem, áreas técnicas, sauna e spa, estes últimos com vista para a mata no exterior. Há também uma pequena acomodação para um casal de empregados, uma lavanderia e um depósito.


Quatro pilares de aço elevam o volume dos quartos definidos por duas Pratt Truss, criando um espaço livre entre o primeiro andar e o porão. As janelas do quarto se abrem para o topo das árvores e a sombra criada por essa estrutura define a área social. O andar central se constitui por um espaço quase inteiramente aberto, protegido por painéis deslizantes de vidro transparente, permitindo que a floresta seja vista em todos momentos. Painéis camarão de cimento garantem a privacidade, trazendo também dinamismo à fachada. As grandes portas de correr de vidro permitem que os quartos e a cozinha se misturem com um espaço externo coberto, dissolvendo os limites entre interior e exterior, fazendo com que todos os espaços desse nível se integrem.


A construção configurou-se mais como montagem de peças do que processo in loco, reduzindo o desperdício no canteiro de obras e agilizando a construção, tendo em vista a área de trabalho limitada, utilizando os materiais industrializados de forma mais eficaz possível.



 

Projeto de casa sobrado 399m² aço e vidro aparente


CASAS•HOOK, REINO UNIDO


Arquitetos: OB Architecture; OB Architecture

Área : 399 m²

Ano : 2017

Fotografias :Martin Gardner

Fabricantes : Big Bath Company, Clarke Construction, DWL Windows/, Delta Light, Durtnells Joinery, EFP-ME-UK, John Hollis, Lazenby, Michelmersh, New England South Shutters, Reeve Wood, VMZINC

Construtora Principal : R. Durtnell & Sons (Larry Martin)

Engenharia Estrutural : Momentum (Stephen Fisher e David Ryan)

Topógrafo : APS Associates (Patrick Swift)

Paisagismo : Janine Pattison Studios

Arquitetos Responsáveis : James Chapman

Cidade : Hook

País : Reino Unido



Planta de casa sobrado de 399m²


Holm Place é uma nova residência no povoado de South Warnborough. O terreno de 0,12 hectares está localizado próximo ao Manor Court, um edifício listado como grau II de preservação, datando o século XVII. O objetivo era criar uma casa moderna e exemplar para acomodar quatro dormitórios com espaços abertos. O projeto visa ter uma relação direta com o jardim, maximizando a luz e aumentando a relação entre interior e exterior.


A planta em forma de L é implantada nas bordas do terreno para preservar a configuração verde em torno da edificação histórica. O tratamento das fachadas e os materiais de construção baseiam-se no Manor Court, utilizando uma simples paleta composta por tijolo, madeira, reboco branco, vidro e zinco. A edificação é organizada em uma malha estrutural de 3 metros, que é expressada internamente e externamente para dar clareza e ordem à composição.


Para as paredes externas voltadas ao norte, um volume sólido foi definido usando tijolo e sistema de revestimento em zinco. O zinco faz referência às edificações agrícolas na região e ao Manor Court. O revestimento de madeira foi empregado nas fachadas internas do pátio com as proporções verticais que combinam com os painéis do edifício histórico. A madeira foi escolhida por sua durabilidade e cor, que será utilizada ao ponto mais baixo, para combinar com o tom da cor do edifício existente.


O térreo possui duas zonas distintas, a ala norte que contém uma cozinha envidraçada de planta aberta, sala de jantar, espaço de convívio e a ala oeste com o dormitório. Formando uma conexão entre estas duas áreas estão o hall de entrada, galeria e escadaria de pé-direito duplo. A circulação é definida por uma estrutura de colunas que forma um claustro de frente para o jardim murado. A suíte principal no primeiro andar foi projetada com um terraço intimista que contempla a ampla vista do campo.



 

Projeto de casa sobrado 400m² aço marrom e tijolinho aparente


CASAS•JAGUARIÚNA, BRASIL


Arquitetos: Uffizi Arquitetura

Área : 400 m²

Ano : 2020

Fotografias :Renato Nishimura

Fabricantes : ACT 3D, Aruã Madeiras, AutoDesk, Fernandes Piscinas, Marmoraria Pedra Azul, Trimble Navigation

Arquitetos Responsáveis : Maurício Salvi, Ana Paula Marquesini Soares.

Equipe De Projeto : Jéssica Batista, Mayra Mendes.

Clientes : Ricardo e Daniele

Fundações : Helton Calado

Paisagismo : Helena Overmeer

Estrutura Metálica : União Técnica

Equipe De Obra : Olerino Silva Construções.

Cidade : Jaguariúna

País : Brasil



Planta de casa sobrado de 400m²


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos o escritório tem buscado explorar materiais como o aço, como principal elemento estrutural de seus projetos. Pelo fato de ser um material com características de linguagem “industrial”, sua aplicação sempre é acompanhada por alguns cuidados. Esses cuidados vão desde a mistura de materiais de referência natural, como a madeira e pedras, até o cuidado do desenho de áreas em que a paisagem, seja ela construída pelo paisagismo ou natural do entorno, se integrem, criando assim uma arquitetura acolhedora.


Localizado no interior do estado de São Paulo, na cidade de Jaguariúna, a Casa R&D, está implantada em um terreno de esquina, com o privilégio da vista para uma área verde constituída no fundo de um vale. Assim, uma das premissas do projeto foi criar uma arquitetura com aberturas voltadas para essa visual privilegiada, criando inclusive áreas abertas e externas nos três níveis do projeto: No térreo, com o jardim e piscina, desenhados para se integrar com a paisagem externa ao terreno; No primeiro pavimento, com uma varanda desenhada para a família, e finalmente; No terraço na cobertura, acessível no último pavimento da casa, para a família desfrutar a natureza que cerca a área de implantação com vista desobstruída de outros edifícios.


Outro elemento marcante ainda na composição da arquitetura, foi a escolha da materialidade da porta principal de acesso à casa, criada como um marco cromático inserido em um plano revestido de pedra ferro. Cria-se assim um convite explicito a se vivenciar essa casa por dentro.


Internamente a casa se volta para as áreas externas, com um térreo de ambientes integrados, proporcionado pelo sistema estrutural em aço e seus grandes vãos. Não somente salas e cozinha se tornam um grande ambiente, mas as áreas externas se tornam quadros naturais e vivos para serem visualizados de diversos pontos da casa. Na área de lazer, novamente o paisagismo desenhado em conjunto com a arquitetura, criam uma mescla entre natural e construído, para trazer conforto e aconchego para o lar dessa família.


Por fim, os ambientes mais privativos como banheiros e quartos também se privilegiam da exploração visual dos ambientes naturais que cercam a implantação do projeto, possibilitando aos moradores acordarem e visualizem o verde natural dos arredores ou o céu em seus dias de azul.








Receba em seu e-mail: novos projetos, novidades sobre os melhores condomínios fechados e muito mais

Obrigado(a)!

bottom of page